No sentido Barra, as linhas começarão a viagem no ponto em frente a Casa Daros, na saída do Túnel do Pasmado, aonde sai a passagem subterrânea para o Rio Sul.
A justificativa é um grande número de linhas que realizam um mesmo itinerário, causando com que haja um excesso de coletivos em vias de ligação importantes da cidade, e racionalizando as linhas implica em uma frota mais equilibrada frente ao tamanho do itinerário e ao número de passageiros transportados, além de aumentar a velocidade média do transporte. Dentre as linhas que serão extintas estão as saudosas 175, já numerada de 308 e hoje de 314, e a 360, a antiga S-20.
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175 com as cores tradicionais |
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308 com cores padronizadas |
A Linha Integrada 1 seguirá da Alvorada para o Rio Sul pelas Américas, Lagoa-Barra, Visconde de Albuquerque e Orla. É o que hoje fazem as linhas 314 Central X Alvorada (a antiga 175) e a 318 (antiga 2016) Barra Sul X Central, que serão extintas.
A Integrada 2 seguirá da Alvorada para o Rio Sul sempre pela beira do mar, passando pela Praia da Barra, Avenida Niemeyer e Orla. É o que fazia a linha 535 Alvorada X Leme (ex-523) e a linha 332 Alvorada x Castelo (só que essa ia pelo Túnel Dois Irmãos), que serão extintas.
A Integrada 8 Recreio X Rio Sul é quase o mesmo caminho da 360 (que será extinta, ex S-20 Recreio X Carioca) até o Rio Sul, com a diferença de ir pelo Túnel Dois Irmãos ao invés de pela Niemeyer.
A Integrada 9 Piabas X Rio Sul substituirá a 382 (Piabas X Carioca) e fará o mesmo itinerário, só que indo apenas até o Rio Sul, e com uma pequena mudança em São Conrado, passando a seguir pela Avenida Aquarela do Brasil ao invés de entrar direto pelo Fashion Mall para a Praia, focando no atendimento à população da Rocinha.
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·382 Carioca X Piabas, substituída pela Integrada 8 |
Além dessas, entrará em operação a Linha Troncal 1, entre a Central e a Praça General Osório, substituindo as linhas 121 Central X Copacabana, e 125 Central X Praça General Osório.
As linhas executivas 2018 Alvorada X Aeroporto Internacional, 2329 Castelo X Recreio, 2334 Castelo X Campo Grande e 2335 Castelo X Santa Cruz, e a linha de integração com o metrô 525 Alvorada X General Osório serão mantidas.
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Linha 525 Alvorada X General Osório, mantida por enquanto. |
As linhas que seguem entre a Barra e o Centro pelo Jardim Botânico 309 e 548 (as antigas 179 e 524) seguirão rodando normalmente até o momento.
Eu acho uma medida válida, pois as linhas entre Zona Sul e Barra sempre foram um pouco complicadas em termos de organização. Em 2006, eu lembro que só a 175 tinha no mínimo 4 variantes -normal, Recreio via Orla, Recreio via Linha Amarela e duas variantes circulares -uma ia pela ZS e voltava pela Linha Amarela-e vice-versa.
Algumas observações.
-Há décadas, desde que surgiram os ônibus no Rio, as linhas eram classificadas em números de três algarismos. Por que agora esse negócio de "Linha Integrada X" e "Linha Troncal Y"? É bonito isso em uma apresentação de um projeto de transporte, mas oficializar essa nomenclatura só pra transparecer um sistema de transporte mais organizado é burrice e só vai complicar a vida dos usuários, que vão demorar ainda mais para se familiarizar com isso.
-Não ouvi nada a respeito da variante da Linha 332 Projac X Rio Sul. Como ela já está inserida nesse esquema de ir só até o Rio Sul e atende um nicho próprio na região do RioCentro e da Avenida Abelardo Bueno pode ser que ela seja mantida, mas não tenho certeza.
-Atualizado em 03/10/2015: Sim, ela foi mantida, sendo nomeada agora como LECD 10
- O ponto do campus da UFRJ será atendido? Essas linhas para darem retorno e voltarem para a Barra precisarão passar por aquele ponto.
-Por que essas linhas vão seguir todas pela Orla quando se tem os corredores BRS estabelecidos nas vias internas que favorecem o deslocamento dos ônibus e é onde a demanda de Ipanema e Copacabana está concentrada, enquanto que na Orla mal tem ponto de ônibus?
-Atualizado em 20/11/2015: Colocaram os postes básicos dos pontos de ônibus pela Orla, eu ainda acho um retrocesso.
- Apostam muito no poder da baldeação do bilhete único mas a verdade é que ainda há poucos pontos de compra e de recarga do cartão na Zona Sul, inclusive na Rocinha e no Vidigal. Suspeito que no começo, haja uma migração grande das pessoas que não tem Bilhete Único ou com receio de fazer baldeação nesses dois bairros para linhas como 172, 176, 177, 178 e 309, que seguirão direto para o Centro. Acho que a SMT precisa ficar atenta a isso.
- A Linha Troncal 1 será o começo da reformulação das linhas que ligam a Zona Sul com o Centro e a Zona Norte. Por mais que o Leblon esteja cheio de obras, ir só até a Praça General Osório é insuficiente e pode causar transtornos nas linhas que sobrarem para atender ao Leblon e a Ipanema.
-Atualizado em 20/11/2015: Criaram as Linhas Troncais 3 e 4 que atendem ao Leblon, além da 157 Central X Gávea continuar rodando.
-O começo da operação da Linha 4 do metrô no ano que vem, mesmo do formato tripão em que está sendo desenvolvida, puxará grande parte da demanda Barra-Zona Sul-Centro existente hoje, podendo mudar todo esse panorama que está surgindo agora. Até lá, outras mudanças nas linhas de ônibus estão previstas, e outros enxaguadas nos ônibus da Zona Sul vão acontecer, mas mesmo com o metrô em operação é necessário ter uma rede de linhas entre Zona Sul e Barra como suporte, até porque o metrô não irá além do Jardim Oceânico e a maior parte da demanda na Barra está além dali.
Até a próxima!
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