sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Mais mudanças nos ônibus da Zona Sul
A partir desse sábado 24/10 começam mais uma série de mudanças dentro das linhas de ônibus que atendem a Zona Sul do Rio. Aqui venho colocar e mapear as novas linhas que serão introduzidas e listar as linhas que serão encurtadas, modificadas ou extintas em definitivo.
Linha Troncal 3: Central X Leblon.
Essa linha seguirá exatamente o itinerário da 132 Central X Leblon, passando pelos corredores Rio Branco/1°de Março, Aterro, Copacabana e Ipanema.
Mapa: http://arcg.is/1MalWNt
Como consequência tanto a 132 como as linhas 121 Central X Copacabana e 123 Praça Mauá X Jardim de Alah serão extintas, e provavelmente a frota dessas duas linhas irá ser direcionada para essa nova linha Troncal.
Linha Troncal 4: Rodoviária X São Conrado.
Essa linha promete confundir a cabeça de algumas pessoas por algum tempo, principalmente por ter os mesmos pontos finais da 178 (Rodoviária X São Conrado), mas não se enganem, os itinerários das duas linhas são completamente diferentes.
A 178, que será mantida do jeito que está hoje, segue pelo Santo Cristo, Central, Praça Tiradentes, Lapa, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Gávea e Túnel Dois Irmãos.
A Troncal 4 seguirá pela Leopoldina, Presidente Vargas, Rio Branco/1°de Março, Aterro, Copacabana, Orlas de Ipanema e Leblon e Avenida Niemeyer.
Mapa: http://arcg.is/1MeVM2p
Ela substituirá as linhas 127 Rodoviária X Copacabana e 177 Praça Mauá X São Conrado, extintas nesse fim de semana (a 177 deixa de rodar no sábado e a 127 no domingo após o início da prova do ENEM).
Além disso, as seguintes linhas também serão extintas:
420 Vila Isabel x Praia de Botafogo (circular via Túnel Santa Bárbara) – parcial da 432
421 Vila Isabel x Prado Júnior (circular via Lapa) – parcial da 433
423 Grajaú x Real Grandeza (circular via Lapa) – parcial da 434
425 Grajaú x Real Grandeza (circular via Túnel Santa Bárbara) – parcial da 435
(Nunca fizeram falta, para falar a verdade)
Já a lista de linhas encurtadas é grande, e atinge algumas linhas bem conhecidas:
No sábado 24/10 A 011 Rodoviária X Fátima passa a ser Rodoviária X Cinelândia circular
No domingo 25/10 A 456 deixará de ser NorteShopping X General Osório para ser Norteshopping X Siqueira Campos circular.
A 457 deixará de ser Abolição X General Osório para ser Abolição X Siqueira Campos circular
A 483 deixará de ser Penha X Copacabana (posto 6) para ser Penha X Siqueira Campos.
A 485 deixará de ser Penha X General Osório para ser Penha X Siqueira Campos. Continua com as variantes da UFRJ e Avenida Brasil
A 486 deixará de ser Fundão X General Osório para ser Fundão X Siqueira Campos.
A 503 deixará de ser Alto Leblon X Ipanema para ser Alto Leblon X Gávea
A 509 (antiga 124) deixará de ser Central X Horto para ser Jardim de Alah X Horto.
Observações minhas:
Dos males o menor: Pelo jeito recuaram com a intenção de fazer um terminal de ônibus no final da Praia de Botafogo em frente ao Mourisco, embaixo do Viaduto. Não tem nenhuma estrutura ali para suportar a quantidade de pontos finais.
Além disso é mantido o atendimento a Copacabana, que é o bairro que concentra a demanda dessas linhas na Zona Sul pelos seus serviços e pela praia.
Mas nesse caso a decisão de retirar as linhas da Praça General Osório pode ter tido um contexto simplesmente mais bairrista e fútil, por pressão dos moradores de Ipanema e do Arpoador, acreditando que tirar as ditas linhas que rumam à Zona Norte dali vá diminuir o número de assaltos e arrastões na área e nas Praias, já associadas com essas ocorrências.
A dúvida: Aquele ponto final da Rua Siqueira Campos em frente ao Metrô aguenta receber todas essas linhas? Mal aguenta hoje a frota da 557 (Rio das Pedras X Copacabana).
456 e 457 circulares é uma carga tremenda para os motoristas e cobradores.
Retirar a 123 e a 127 e colocar sua substituta para ir pela Presidente Vargas e Leopoldina prejudicará a ligação entre Zona Portuária e Zona Sul, sobrando apenas as infrequentes 128 (Rodoviária X Leblon) e 190 (Rodoviária X Leme). Que forma curiosa de aproximar mais uma área em revitalização (ou será em gentrificação?) para os locais que concentram as atrações, hotéis e praias da cidade.
Se o terminal da Praia de Botafogo não foi adiante, o mesmo não posso dizer do da Candelária, que abrigará a 455, 474 e 484 em breve.
Os mapas de todas as novas linhas integradas e troncais estão incluídos aqui:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário